PESO IDEAL E QUALIDADE DE VIDA

por | dez 6, 2019 | Exercícios | 0 Comentários

Muito se fala sobre a relação que há entre o peso ideal e a qualidade de vida, mas pouco se sabe sobre como se dá essa relação. A confusão começa na ideia que se tem de peso.

O senso comum considera que somente com a medição do peso corporal mediante instrumentos como a balança pode-se verificar o peso correto. Mas essa ideia é um equívoco.

Para falar em mais detalhes sobre como se pode verificar se o peso está ou não a influir na qualidade de vida, preparamos um conteúdo exclusivo sobre o assunto. Confira.

ANTES DE ENTENDER A RELAÇÃO ENTRE PESO IDEAL E QUALIDADE DE VIDA: COMO SABER O PESO IDEAL?

Antes de explicar como essa relação é possível, devemos entender o que é e como se pode medir o peso ideal.

Em primeiro lugar, não é possível se ter uma análise mais adequada dos resultados de dietas e treinos por meio da simples medição do peso.

Isso porque o peso mostra apenas o volume corporal total, o que engloba os órgãos, tecidos e a gordura acumulada pelo organismo.

Com base nessa ideia, muitas pessoas entram em dietas baseadas apenas na redução da ingestão de calorias e carboidratos.

No entanto, esse tipo de método pode ser prejudicial à saúde por desconsiderar aspectos determinantes para a saúde do corpo.

Por esse mesmo motivo, o cálculo do Índice de Massa Corporal já não PE considerado a maneira mais correta de avaliar se peso ideal proporciona também saúde.

Mas como então é possível conseguir fazer as medições desses fatores? Através da composição corporal.

Ao contrário da medida propiciada pelas balanças, a composição corporal permite que se tenha a medição das quantidades de cada tipo de massa.

Entre essas massas que compõem o corpo, temos a óssea, a residual, a gorda e a magra.

Destas, deve-se levar em consideração principalmente as massas gorda e magra. A primeira consiste no nível de tecidos adiposo. A segunda diz respeito diz respeito às partes do corpo que não contêm gordura.

Só para exemplificar a importância desse conhecimento, alguém que verifica perda de peso na balança pode estar perdendo massa magra ao invés de gordura acumulada.

COMO O PESO IDEAL PODE INTERFERIR NA QUALIDADE DE VIDA

Saber o peso ideal a partir de uma avaliação da composição corporal é fundamental para que se possa adotar métodos de emagrecimentos e treinamentos adequados.

Para saber como a medição de alguns desses aspectos podem refletir a saúde de um indivíduo, explicamos alguns deles a seguir.

Massa gorda

A diminuição da massa gorda é um processo que traz muitos benefícios, tais como a redução significativa das inflamações.

Ademais, um controle da massa gorda em níveis adequados pode influir nos gastos energéticos.

Ao contrário, grandes concentrações de massa adiposa podem revelar um gasto calórico insuficiente, o que pode trazer problemas cardíacos.

Além de problemas de coração, as grandes quantidades de tecido adiposo podem contribuir para a resistência à insulina. É possível ainda que elas contribuam para o aparecimento das dislipidemias.

Tecido muscular esquelético

A quantidade desse tecido no organismo está associada a processos anti-inflamatórios, além de influenciar células de outros tecidos ligados ao metabolismo.

Outro ganho com a maior presença desse tecido é na capacidade hormonal e proteica do organismo, o que pode auxiliar no ganho de massa muscular.

Densidade mineral óssea

A constituição óssea reflete de maneira direta o funcionamento metabólico do organismo.

SABENDO O PESO IDEAL PARA TER MAIS SAÚDE

À vista do que foi dito, podemos afirmar que saber o peso adequado da maneira mais precisa possível é fundamental para se ter mais saúde.

Isso porque há uma relação entre o peso ideal e a qualidade de vida que não pode ser desconsiderada. No entanto, é preciso que se faça uma correta avaliação da composição corporal.

E você, sabe qual é o seu peso ideal de acordo com os parâmetros utilizados na avaliação da composição corporal? Conte-nos!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *