Doenças Cardíacas

por | fev 6, 2020 | Saúde | 0 Comentários

Todos sabemos que o coração é o órgão central de todo o sistema circulatório, esse músculo é o responsável por bombear o sangue através dos vasos sanguíneos para todas as partes de nosso corpo.

O coração se torna peça fundamental para a manutenção da vida porque é através do sangue que ele bombeia por todo o organismo que recebemos os nutrientes e oxigênio necessários.

Por conta da fundamental importância do coração é que as doenças cardíacas são consideradas condições gravíssimas que podem levar a pessoa a morte.

Na verdade, milhões de pessoas morrem devido a doenças do coração, por isso que é imprescindível seu diagnóstico para receberem o tratamento imediato.

O que são doenças cardíacas?

Doença cardíaca é um termo usado para designar qualquer condição médica crônica ou aguda que acomete o coração.

O coração é o músculo que bombeia o sangue através de artérias e veias chamadas de sistema cardiovascular para todo nosso corpo.

O músculo é formado por quatro câmaras: átrio direito, ventrículo direito, átrio esquerdo, ventrículo esquerdo, e quando uma delas não funciona direito é que surgem as doenças cardíacas.

Riscos de doenças cardíacas

Doenças do coração são condições realmente preocupantes que colocam em risco a vida da pessoa.

Há viárias doenças cardíacas, porém dentre as mais comuns temos:

 

1. Arritmia

A arritmia é quando os batimentos cardíacos parecem mais acelerados do que o normal.

A pessoa pode sentir um desconforto em seus próprios batimentos cardíacos seja sentindo-os acelerarem ou interromperem.  Geralmente, a arritmia cardíaca pode ser sentida no tórax, garganta ou pescoço.

A arritmia cardíaca é considerada um quadro grave, no entanto, também depende bastante das sensações de aceleração do ritmo cardíaco.

 

2. Cardiomiopatia

Nesse tipo de condição, o coração se inflama e amplia, por conta disso o musculo acaba se esticando e se tornando fraco.

O resultado disso é que o coração acaba não bombeando o sangue na velocidade que deveria e por isso corre o risco de insuficiência cárdica.

Em casos de insuficiência cardíaca grave pode até ser necessário fazer um transplante de coração, porém na maioria das vezes não é necessário transplante.

 

3. Infarto

O infarto é um ataque cardíaco que acontece quando o fluxo de sangue é bloqueado. Esse tipo de doença cardiovascular é uma das principais causas de morte no Brasil.

O infarto pode levar a várias complicações (como arritmia cardíaca, insuficiência cardíaca, e outros) e ser fatal ao indivíduo.

 

4. Hipotensão

A hipotensão é uma condição causada quando a pressão arterial é mais baixa do que deveria ser.

Quando a pressão cai subitamente é possível sentir tontura e até desmaiar e quando o quadro é severo pode privar o corpo do oxigênio necessário e causar danos ao coração e ao cérebro.

 

5. Hipertensão

A hipertensão, é quando a pressão arterial fica elevada, ou seja, igual ou maior que 14 por 9 mmHg.

Ter pressão alta pode levar a pessoa a várias complicações como AVC e infarto, entre outros, de modo que o diagnóstico é fundamental para seu tratamento, manter a pressão sob controle e evitar complicações.

 

6. Fibrilação atrial

A fibrilação atrial é um tipo de arritmia cardíaca, isto é, o ritmo dos batimentos do coração é rápido e de maneira irregular.

A condição deve ser tratada, pois ela pode levar a inúmeras outras complicações gerando um risco de morte.

 

7. Insuficiência cardíaca

Essa condição se caracteriza-se quando o coração é incapaz de bombear sangue suficiente para todo o corpo e suprir suas necessidades.

Esse tipo de problema pode ter complicações agudas que necessitam de tratamentos urgentes, podendo necessitar muitas vezes de marcapassos, implante e ou outros procedimentos.

Como prevenir doenças cardíacas

Algumas doenças cardíacas estão relacionadas ao histórico familiar de doenças cardiovasculares, entretanto, também são causas por fatores de risco associados ao sedentarismo, obesidade, má alimentação, tabagismo, entre outros.

Desse modo, para prevenir doenças do coração a melhor opção ainda é manter hábitos saudáveis, ter uma boa alimentação, fazer exercícios físicos regularmente e realizar exames de rotina para ter a certeza de conservar sempre a saúde de um dos órgãos vitais do corpo humano.

 

 

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *