Pressão Arterial: o perigo silencioso

por | fev 18, 2020 | Saúde | 0 Comentários

Uma vida sedentária atrelada a maus hábitos alimentares faz com que, ao longo do tempo, apareçam problemas de saúde, muitos deles são patologias silenciosas, ou seja, que não apresentam sintomas.

Um desses problemas de saúde que traz bastante risco às pessoas é a pressão arterial, também chamada de hipertensão ou pressão alta.

Foto: Alex Silva/A2 Estúdio

O que é pressão alta?

A pressão alta é um aumento da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo.

Como sabemos, o sangue precisa ser bombeado para cada parte do corpo humano, e, quando encontra alguma obstrução nesse percurso, a pressão aumenta para que o sangue consiga ser bombeado.

Desse modo, hipertensão ocorre quando o sangue bombeado a partir do coração acaba projetando uma força considerada natural contra as paredes das artérias, entretanto, os vasos sanguíneos oferecem resistência. É a disputa que chamamos de pressão arterial.

A pressão arterial, no entanto, não é algo fixo, ao longo do dia ela pode variar de acordo com as atividades que a pessoa pratica, por exemplo, se a pessoa fica deitada, a pressão tende a baixar, mas quando a pessoa está em movimento, ela sobre.

Apesar disso, há um valor padrão que é considerado normal para a pressão e valor um valor que é considerado hipertenso, esse valor alterado é que coloca em risco a vida da pessoa hipertensa que pode sofrer de algum problema cardiovascular, renal e outros.

A pressão arterial é calculada por milímetros de mercúrio (mmHg) e é considerada normal quando não passa de 12 por 8 mmHg. Já o valor que determina um indivíduo como hipertenso é quando fica igual ou maior que 14 por 9 mmHg, em sua maior parte do tempo.

Riscos da pressão alta

A pressão alta pode acarretar vários prejuízos à saúde e quem sofre do problema corre uma série de riscos, por isso que é tão importante seu diagnóstico e cuidados para mantê-la sob controle.

1. Infarto

Quando a pressão fica alta o coração é um dos órgãos mais afetados, pois a circulação fica obstruída nas artérias, fazendo com que o músculo não receba o sangue e o oxigênio suficientes para seu funcionamento. Por conta disso, pessoas com pressão arterial alta correm risco de sofrerem infarto.

2. AVC

Outro problema que a pressão alta pode ocasionar é o AVC, ou acidente vascular cerebral, por conta do problema as artérias da cabeça não se dilatam e acabam correndo o risco de se entupirem ou romperem e, assim, ocasionar o AVC.

3. Demência

A hipertensão pode, ao longo do tempo, provocar várias obstruções e hemorragias no cérebro que pouco a pouco destroem os neurônios e desenvolve um quadro de demência e perda de memória.

4. Insuficiência renal

Outro problema ocasionado pela hipertensão é a insuficiência renal, pois quando a hipertensão se instala por mais tempo os rins deixam de filtrar o sangue e provocando a insuficiência.

5. Visão embaçada

A pressão alta também impacta nos vasos que irrigam a retina que é fundamental para a captação das imagens, portanto, algumas pessoas com pressão alta podem sofrer com a visão embaçada.

 

Sintomas e diagnóstico

Como já elencando acima, há algumas doenças que são silenciosas e uma delas é a hipertensão, porém alguns sintomas costumam aparecer quando ela está em fase mais avançada.

Sintomas como dores de cabeça, falta de ar, visão embaçada, zumbido no ouvido, tontura e dores no peito, podem significar pressão alta, porém o diagnóstico preciso só ocorre com exames, que deveriam ser realizados pelo menos uma vez ao ano.

Prevenção e tratamento

A melhor forma de prevenir a pressão arterial alta é mantendo hábitos alimentares saudáveis e atividades físicas, ou seja, ter um estilo de vida saudável tem grande influência na prevenção da doença.

Já para o tratamento da patologia é fundamental uma mudança no estilo de vida, no geral, muitas pessoas conseguem controlar a doença apenas com uma alimentação mais saudável, com exercícios físicos e evitando situações de estresse.

Entretanto, em alguns casos, no tratamento pode ser necessário o uso de medicação que deve ser receitada pelo médico.

Portanto, procure medir sua pressão arterial, cuide de sua saúde, pois ela é o bem mais precioso que podemos ter.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *