Como encontrar motivação?

por | abr 29, 2020 | Saúde | 0 Comentários

Não é fácil se manter motivado, acordar feliz e tomar atitudes baseadas em bons sentimentos o tempo todo. É preciso esforço, paciência e ter algumas atitudes, como por exemplo, adquirir alguns rituais.

Acordar cedo, ingerir alimentos saudáveis, praticar exercícios são apenas algumas atitudes que melhoram nossa auto estima e dão ânimo para seguir com a rotina diária.

Se você chegou até aqui, com certeza, está atrás de motivação. Por isso, preparamos esse texto com dicas importantes de como acabar com o desânimo e aumentar sua vontade de viver.

Foto: Dirima / Shutterstock.com

Como saber se estou desmotivado (a)?

 

Se todas as manhãs você acorda cansado, triste, sem vontade de fazer atividades simples como levantar da cama, saiba que é preciso ligar um alerta. A falta de motivação é o primeiro passo para a depressão em alguns casos.

Cansaço

Se sentir indisposto mesmo dormindo por horas, ter cansaço ao subir ou descer escadas e sofrer para fazer atividades simples são sinais de cansaço excessivo. Algo está errado seja emocionalmente ou fisicamente.

 

Tristeza

Quando a tristeza vira rotina, é muito preocupante. Se sentir mal quando acorda para ir ao trabalho, chorar diversas vezes por motivos pequenos e até deixar de fazer algumas coisas por causa de sentimentos ruins são alguns sinais de uma vida sem motivação.

Falta de sentido

Quando você não entende o propósito de realizar determinada tarefa, aquilo perde o sentido e nossas atitudes viram automáticas. Normalmente,  falta sentido no trabalho em que estamos ou naquela tarefa que somos obrigados a fazer, sem prazer nenhum. Unindo essa força que precisa ser tirada de algum lugar com a falta de motivação, o estrago está feito.

Problemas financeiros

Isso mesmo! Se temos problemas financeiros e não conseguimos resolver mesmo com todo o esforço, isso passa a nos tirar o prazer de viver. Acordar cedo, enfrentar o dia e ainda não obter resultado dói e isso vira um misto de sentimentos ruins, e o principal deles, é o desânimo.

Sedentarismo

Não levar uma vida saudável e frenética nos coloca em um estado de inércia, como se nosso corpo dependesse de coisas ruins para sobreviver. Quando não praticamos atividades físicas e ingerimos tudo que está a nosso alcance sem o mínimo de consciência, o próximo passo é a falta de motivação.

Dicas para encontrar animação

Pode parecer difícil, mas é possível encontrar felicidade nas pequenas coisas quando adquirimos os hábitos certos. A chave para mudar o ciclo de desmotivação e começar por fora, ou seja, trazendo mais saúde para sua vida. Veja:

Exercícios físicos

Para quem nunca teve hábitos como esse na vida, o começo é sempre difícil. Então, inicie devagar, com pequenas caminhadas e aos poucos, vá aumentando o ritmo (de acordo com indicações médicas e seus limites).Em poucos meses, vai perceber que sua disposição será outra.

Serotonina e endorfina

Esses neurotransmissores são a chave para melhora de humor e bem estar. A endorfina é o hormônio liberado no exercício físico e que traz a sensação de bem estar e recompensa, o que melhora a motivação. Isso também vale para a serotonina: os dois são conhecidos como os hormônios da felicidade.

Alimentação saudável

Dificilmente quando estamos com uma rotina de exercícios, queremos comer como antes. É natural, apesar que é indicado pelos médicos fazer dieta antes de começar a se exercitar. Com uma rotina de alimentação e escolhas melhores, os nutrientes desses alimentos melhoram sua disposição e te dão um motivo para fazer algo: o emagrecimento, por exemplo, ou mais saúde.

 

Crie rituais

É importante ter uma rotina em um processo de auto motivação. Acorde mais cedo,medite, leia um livro que goste, ouça aquela música que traga paz. Encontre outros sentidos nas tarefas do seu dia a dia e procure ver sempre o lado bom de tudo. Tudo isso já são rituais inspiradores para cortar o ciclo desmotivador, ou seja, a rotina desregrada.

 

Se nada disso deu certo, procure um médico

Nós sabemos quando a situação fica insustentável. Se a tristeza, cansaço e desânimo for muito grande, não exite em procurar um bom profissional de saúde para diagnóstico, já que esse tipo de sensação pode ser sintomas de algum problema maior de saúde. Anote tudo o que sente e vá atrás da cura.

 

E você, tem passado os dias carregando sentimentos ruins? Já adquiriu novos hábitos? Conte-nos!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *