Exercícios que fortalecem o sistema respiratório

por | jul 22, 2020 | Exercícios | 0 Comentários

 

Muitas pessoas deixam de praticar exercícios porque as academias estão fechadas, ou apenas desanimam da rotina por causa da pandemia que obrigou o mundo inteiro a ficar mais em casa.

Ainda sim, é possível manter uma rotina saudável estando em casa: é só priorizar o que é importante para você neste momento. Enquanto não há vacinas eficazes disponíveis, é o momento de cuidar o máximo que puder da imunidade.

Em casa, com a ajuda da internet, é fácil desenvolver um novo hábito e fazer da sala uma nova academia de ginástica. Arraste o sofá e pegue um tapete e vamos às dicas de exercícios que fortalecem o sistema respiratório.

Como começar?

Escolha um ambiente bem iluminado, limpo e que tenha um espaço legal para adaptar ao exercício. Caso não tenha tapetes ou pesos como os de academias, improvise: procure um tapete da casa mesmo, utilize pedras em garrafas de produtos de limpeza e caminhe dentro de casa, calculando os passos.

Claro, use roupas ideais para malhar, calças vai apertadas e blusas mais soltas, sem esquecer do tênis e de luvas, se puder, para não forçar as mãos ao chão e machucar os dedos e articulações.

Os exercícios

Lembre-se de começar devagar, para não ter lesões. Não force tanto nas primeiras semanas, já que isso pode te obrigar a paralisar totalmente com os exercícios em casa. Veja os exercícios mais indicados para melhorar a capacidade respiratória e ao mesmo tempo, a imunidade.

 

Cardiorrespiratório

Esses grupo de exercícios são primordiais para quem busca fortalecer os pulmões, emagrecem e ainda ajudam na respiração.Quando não se tem apetrechos, a dica é “correr no lugar”, ou seja, levantar as pernas rapidamente e bater com o joelho nas mãos, que devem estar numa altura ideal.

Pular corda também é fácil e é um exercício que pode ser feito com algo semelhante a corda, como um varal de roupas! Estabelece uma meta diária de pulos e siga á risca. Quem tem escada em casa, também pode subir e descer, variando entre caminhadas e corridas.

Respiratórios

Exercícios simples de respiração, mas diários, ajudam muito, principalmente as repetições de inspiração e respiração. Poucos sabem, mas respirar corretamente é através do diafragma. Os pulmões se expandem e enchem de oxigênio, feita com frequência, melhora e muito a musculatura do pulmão. Veja como fazer:

  • Relaxe e respire profundamente, com a mão no abdômen, que será inflado.
  • Expulse o ar lentamente e se houver contração do abdômen, está respirando certo.
  • Faça isso diariamente, pelo menos cinco vezes ao dia, com calma e paciência

 

Musculatura forte combate o novo vírus?

Não. Ainda não existe comprovação científica que atletas ou pessoas que fazem exercícios com frequência lutam melhor contra a doença, apesar de isso ser quase certo em casos de pneumonias ou gripes menos graves. Ainda sim, não existe vacina ou cura comprovada para a Covid-19, então, todo cuidado que fortalece o corpo é bem-vindo neste momento. Veja os males que um corpo sedentário traz para a saúde.

 

Pulmões

Quando evitamos sol, caminhadas, ou seja, uma rotina normal, ficando sempre fechado em ambientes isolados, bactérias podem se acumular nos pulmões causando outras síndromes respiratórias perigosas. Manter uma rotina de movimentos com exercícios e alimentação saudável evita o acúmulo de secreções nesses órgãos.

 

Peso

Uma vida sedentária, sem controle de nas refeições e comendo tudo que seja recheado de açúcar, sódio e gordura pode deixar o corpo ainda mais enfraquecido e cada vez mais gordo. Um acúmulo de inflamações começa no organismo derruba a imunidade e aumenta a chance de pegar doenças

 

Lesões

Fazer exercícios pode trazer desconfortos, mas não fazer nada também. O problema maior é nas articulações, que não são movimentadas (ou pouco) e podem sofrer entupimentos ou rompimentos. É importante ingerir muita água, se exercitar e priorizar o alogamento para manter em dia as articulações.

 

Conclusão

Manter uma rotina de exercícios, ainda que não seja a cura para vírus graves, é primordial para preparar o corpo para possíveis infecções. Caso você não saiba como começar, podemos te ajudar!  

Para te ajudar na missão, temos um aplicativo com exercícios para você fazer em casa. Acesse resultadosfitness.com.br/combo. Comece já!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *