O melhor treino de glúteos

por | out 5, 2020 | Exercícios | 2 Comentários

Como devemos treinar glúteos? Existe dia de treino de perna e treino de glúteo? Existe estudo que mostra a resposta? Confira em nosso post a verdade sobre esse tema

Treinar separado?

Treinar glúteos não deve ser separado de qualquer treino de pernas. Da mesma forma não devemos separar em “parte da frente” e “parte de trás”. Treinar pernas e glúteos está tão próximo quanto um café com leite.

Existe uma crendice popular onde devemos separar parte do treino para treinar apenas glúteos nos dias de pernas. Ai entram glúteos no crossover, caneleiras, elevação de quadril com peso e um monte de bizarrices.

Estudos de eletromiografia (exame que mostra qual músculo que trabalha quando fazemos determinado exercício) mostram que o glúteo é o músculo mais exigido em qualquer tipo de agachamento. Mais até que o quadríceps (parte da frente da coxa)! Ah! Mas eu sinto mais a coxa quando faço agachamento. “Sentir” não significa “trabalhar”. O seu sentimento se refere ao fato do músculo da coxa ser maior que os glúteos. Mas não significa que ele trabalha mais. Explico melhor, supomos que sua coxa tem 100 fibras musculares e seu glúteo tem 70 fibras. Quando agachamos 36 fibras da coxa mexem. Enquanto que próximo de 50 fibras do glúteo mexe. Entendeu? Os números são suposições mas o percentual proporcional é bem verdadeiro.

Treinamento na prática

Treinamento de pernas deve conter mais agachamentos que exercícios isolados.

1) não existe agachamento que trabalhe mais uma parte que outra, ou seja, quando agachamos TUDO está envolvido.

2) um agachamento equivale a pelo menos três exercícios isolados. Você ganha tempo agachando mais que fazendo isolados.

O controle do tempo de execução deve ser bem controlado. De nada adianta lotar de peso e fazer o movimento curto ou mal feito. Priorize a qualidade do movimento.

Então não serve pra nada os equipamentos de musculação? Opa! E como. Mas não como parte principal. Use como complemento. Nesse caso a cadeira flexora é a mais pedida. SÓ!

Resumo

Em resumo, o agachamento para treino de glúteos é o melhor indicado. Por ser um exercício completo e muito bom para essa região

Fica aqui a minha sugestão para seu treino de glúteos: agache mais e isole menos. Seu bumbum agradece.

Texto escrito por Julian Venancio. Diretor técnico da Runner Campinas e app Atleta Livre.

 

2 Comentários

  1. ELIANE DUTRA

    QUE BACANA JULIANO, BORA FAZER AGACHAMENTO

    Responder
    • admin

      Opa, bora fazer !!

      Responder

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