Como ter resultados treinando sem equipamentos?

por | out 20, 2020 | Exercícios, Saúde | 0 Comentários

Com a pandemia e até crise financeira de algumas famílias, muitas coisas tiveram que ser adaptadas, principalmente a rotina de exercícios. Academias perderam alunos por causa do coronavírus, e muitos decidiram continuar em casa, tentando fazer o que dava sem equipamentos, principalmente quando os primeiros casos foram confirmados.
A maior preocupação era se isso daria os mesmos resultados, já que os treinos de força sem o peso dos aparelhos da academia não serão iguais, inclusive para casos que dependem apenas dos exercícios de força para atingir seus resultados.
Hoje vamos falar de como ter os mesmos resultados malhando em casa, sem os equipamentos da academia. Ainda que o processo possa ser mais lento, é possível manter a força e a constância em casa, sem se expor a riscos.

Como desenvolver músculos em casa

Alguns exercícios, feitos em casa, podem fortalecer os músculos de todo o corpo, em pouco tempo, sem nem usar possíveis substitutos dos pesos e equipamentos da academia, como os pesos, que muita gente utiliza sacos de alimentos.

Flexões


Fazer flexões fortalece vários músculos do corpo, principalmente o peitoral e braços. Faça repetições de pelo menos cinco vezes, com sessões de dez e descansos curtos entre as séries. Faça até onde achar necessário e claro, dependendo do seu objetivo com esse exercício específico.

Agachamento


O agachamento é um dos exercícios mais completos, porque trabalha muitos músculos, principalmente o das pernas. Além de fortalecer esses músculos, o agachamento trabalha quase todos os membros inferiores, como glúteos, quadríceps, entre outros.

Abdominais


Ele faz parte da maioria dos planos de treino, justamente porque é extremamente necessário para acabar com as gorduras que se acumulam na região abdominal. Esse tipo de exercício exige constância e execução devagar para dar certo. O melhor de tudo é que o abdominal pode ser feito em qualquer lugar, sem grandes problemas.

Panturrilha em pé


Na academia, esse exercício é feito em escadas ou em um aparelho específico. Em casa, dá pra fazer em pequenas elevações, sem exageros, claro.O exercício de elevação da panturrilha fortalece o músculo gastrocnêmio, que ajuda manter o equilíbrio do resto do corpo através da força na região da panturrilha.

Alongamentos


Os alongamentos são muito úteis para abrir e fechar um grupo de exercícios. Eles preparam o corpo para receber o esforço dos músculos e depois que a série terminou, ele evita dores e mantém todo o corpo preparado para receber mais esforço nos próximos dias.

Substituir equipamentos

Se você não abre mão de ter equipamentos, é hora de preparar algum cômodo da sua casa para isso e também o bolso: é que você terá que comprar colchões, pesos, até uma corda seria interessante.

Os pesos

Muita gente que não pode gastar com o peso igual o da academia, como os halteres, precisa ser criativo: alguns enchem garrafões de água ou utilizam pedras para criar a sensação necessária. Outra substituição dos pesos são os sacos de alimentos, como arroz, feijão, etc.

Adutor

Esse equipamento é muito utilizado para fortalecer os músculos da perna e em casa, é possível pelo menos criar algo similar. Sente em uma cadeira e amarre na região do joelho algum peso, o que tiver em casa. Não deixe muito apertado e tenha rotina de fazer sempre a sua cadeira adutora caseira.

Esteira

Substituir a esteira é fácil, já que cronometrando o tempo e velocidade é possível até se exercitar correndo sem sair do lugar, ou fazendo o mesmo exercício no seu quintal ou rua de casa. As caminhadas também são importantes para manter os resultados e não perder o ritmo conquistado antes da pandemia.

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